Revisão do plano diretor de Natal: processo atropelado (trator e sem o tempo necessário para uma boa construção) sem participação popular real. Menos 300 pessoas realmente estão envolvidas. Parabéns a todos os envolvidos. Mas qual a porcentagem da população de Natal é isso?? Nada. Tudo isso aceito pelo prefeito de Natal e provável candidato Álvaro Dias. NÃO SE ESQUEÇAM DISSO NA HORA DO VOTO. O texto é longo, mas leiam para entender o que está acontecendo.
.
O texto do plano diretor foi disponibilizado no mesmo dia da audiência pública (hoje) pela semurb (secretária urbana de Natal) com mais de 200 artigos para serem avaliados. Impossível avaliar assim. Uma piada esse processo participativo. Não bastasse isso, os conselhos municipais só terão SOMENTE 10 dias para avaliar tudo isso que vão impactar durante os próximos 10 ANOS. De novo, IMPOSSÍVEL fazer algo com qualidade. Além disso, o texto teve várias propostas populares que não foram submetidas nos grupos de travlajo ou eliminadas, aparentemente, pela secretária urbana de Natal.
.
Vários participantes dessa revisão, em sua maioria voluntários, e até servidores da semurb estão perplexos com a gravidade do atropelo do processo e da eliminação da participação popular.
.
Não podemos aceitar esse processo atropelado que vai direcionar nossa vida durante 10 anos sendo conduzida para um visão de mundo sem a devida participação popular. Mesmo que demore mais do que a gestão de Natal e os empresários gostariam. É NOSSO DIREITO.
.
O prefeito já diz que certas propostas polêmicas serão aprovada. De novamente, de novo, cadê a participação popular?? Alguns desses temas como a verticalização próximo ao parque das dunas será permitida. Essa vista será restrita pra aqueles que podem pagar e não de todos nós.
.
Também disse que toda verticalização de Natal pode aumentar sem parâmetros precisos. Vamos ocupar os conselhos nas próximas reuniões e na conferência da cidade. Todos juntos podemos ter uma Natal para todos.
.
Também já disse como aprovada remoção da área não edificante de Ponta Negra (que protege a vista do morro e do mar para toda a população). Área que deveria ser aproveitada pela prefeitura para a população como uma praça e equipamentos públicos. Mas Álvaro Dias quer isso para as empresas e não pra população.
.
Sendo fala da promotora do meio ambiente, Gilka da Mata, o principal problema do plano diretor atual não é mudança do que já existe e sim uma gestão eficiente da prefeitura. Isso Álvaro Dias, o prefeito, não falou nada.
.
Além disso, várias artigos estranhos foram colocados, provavelmente pela semurb, que não tiveram sugestão popular. Algumas como: mudança de partes do plano diretor de Natal por decreto do prefeito e auto regulamentação de zonas de proteção. Ou seja, autoritarismo e claro mais uma vez, sem participação popular. Provavelmente para beneficiar o poder econômico.
.
Um absurdo para beneficiar um visão específica para Natal. Não podemos aceitar isso. Vamos ocupar os conselhos nas próximas reuniões e na conferência da cidade. Todos juntos podemos ter uma Natal para todos.
Revisão do Plano Diretor de Natal: como está ocorrendo??
more posts
Star Trek Rocks (Papel de Parede)!!! E uma homenagem ao Leonard Nimoy
Fazia tempo que queria começar a colocar uns papeis de parede por aqui. Então vai esse que achei sensacional. Engraçado...
Questione o que lê, reforma da mídia e um relato sobre o protesto em Brasília contra a PEC 55
Sempre questione o que lê e e a fonte de suas informações. Dá mais trabalho, porém diminui as chances de...
Armadilhas do Ego – Ano novo, um tempo de reflexão
Já que acabamos de entrar em um novo ano, vamos aproveitar para refletir um pouco. Li um texto que me...
Uma boa música fora do comum – Trip Hop com Sublime Beings of Leisure
Uma banda chamada Supreme Beings of Leisure (Seres Supremos do Lazer) tem a obrigação de ser ao menos diferente. Brincando...
O sombrio Lunatic Soul
Como descrever esse ao álbum homônimo do Lunatic Soul (Alma Lunática em português livre)?? Em duas palavras suave e sombrio....